Maria-Fumaça de Rio Acima completa 4 anos de funcionamento

A Maria-Fumaça de Rio Acima registra mais de 45 mil visitas de turistas de todo o Brasil

A Maria-Fumaça de Rio Acima, cidade localizada a 34 Km da capital mineira, acaba de completar 4 anos de funcionamento com o registro de mais de 45 mil visitas de turistas de todo o Brasil no período, superando em 5 vezes o número de habitantes de Rio Acima, que tem hoje cerca de 9 mil pessoas.

O charmoso trajeto de 7 km do trem pelas belas paisagens da Estrada Real colocou o pequeno município de volta no roteiro de viagem de muitos mineiros. Turistas de todo o Brasil e principalmente os belo-horizontinos e os moradores da região metropolitana são os que mais têm aproveitado os finais de semana para curtir também a gastronomia, pousadas e cachoeiras da cidade. Por mês a Maria-Fumaça recebe cerca de 1000 turistas. A expectativa é de que no próximo ano de funcionamento esse valor aumente para 1500, tendo em vista o crescimento de público em função de várias ações de divulgação e novas parcerias.

Segundo Flávio Iglesias, diretor do Centro de Referência Ambiental e Turística (Crat), entidade mantenedora da Maria-Fumaça, além dos 08 empregos diretos que a atração gerou, o comércio local e os artesãos tiveram bastante retorno, gerando também 207 empregos diretos nos 38 estabelecimentos comerciais no entorno. “A Maria-Fumaça virou um ponto estratégico de Rio Acima. Famílias, casais e excursões acabam aproveitando as delícias da cidade após o passeio no trem”, destaca.

O tipo de hospedagem day use também tem chamado a atenção, já que é ideal para quem quer passar o dia explorando a natureza e as cachoeiras da cidade. “Os estabelecimentos estão preparadas para receber turistas que, entre uma aventura e outra, querem descansar em um local agradável e que traduza a hospitalidade do povo mineiro”, afirma.

Para deixar a experiência na cidade ainda mais completa, foi implantado na própria Estação Ferroviária a sede do Crat e uma lojinha de artesanato local. De acordo com a artesã Elenice Passos, que coordena a lojinha do Trem e o atendimento aos turistas no CRAT, os turistas podem encontrar peças diferenciadas no espaço, já que o artesanato da região é rico e muito diversificado. Ela destaca a produção de peças feitas com materiais recicláveis, que valorizam a história da cidade. “A Maria-Fumaça, o santo padroeiro, a gastronomia e as cachoeiras de Rio Acima são inspirações perfeitas para o nosso trabalho. Quem vier a Loja do Trem do CRAT, com certeza ficará encantado com tanta beleza retratada nos fuxicos, caixinhas de madeira, relógios, colchas, flores e outros produtos”, explica.

Comemoração dos 4 anos

Para comemorar o quarto aniversário de funcionamento da charmosa Maria-Fumaça de Rio Acima, o Crat preparou um domingo de comemorações com o tema Festa Junina. O evento será dia 03 de julho e começará às 10 horas da manhã, na Estação Ferroviária da cidade.

Muita música boa irá embalar o passeio na Maria-Fumaça alemã. Comidas típicas da época, como pipoca, canjica e broa também serão distribuídas aos visitantes, deixando a experiência ainda mais inesquecível. Já a criançada poderá se divertir na oficina de pinturinha facial e na de petecas de TNT, onde os meninos e meninas poderão confeccionar seus próprios brinquedos.

Festa 4 anos da Maria-Fumaça de Rio Acima
Local: Estação Ferroviária de Rio Acima – Avenida Governador Israel Pinheiro da Silva, 34 – Rio Acima – MG
Data: 03 de julho – domingo
Horários dos passeios: 10 horas (Festa na Estação Ferroviária), 13 horas (distribuição de broa para os passageiros), 14h30 (distribuição de broa para os passageiros) e 16 horas (distribuição de broa para os passageiros).
Valores: R$26,00 (carro simples) e R$36,00 (carro panorâmico)
Informações: (31) 3545-2947 ou 31298846 / www.crat.com.br